QUAL O VERDADEIRO SENTIDO DA PASCOA ?

JN MINISTRIES – PR . JULIO NERIS

SÉRIE :  MENSAGENS BÍBLICAS PARA O SEU DIA A DIA

TEMA ESPECIAL :  PÁSCOA

DATA :  4 DE ABRIL DE 2012

HORA :  10: 40 PM AS  11: 40 PM – 1 HORA

LOCAL : QUINCY , MASSACHUSETTS , USA

TEMA : COELHO DA PÁSCOA OU CORDEIRO DA PÁSCOA ?

TEXTO : I CORÍNTIOS 5 : 7

 

“   LANÇAI FORA O VELHO FERMENTO  , PARA QUE SEJAIS NOVA MASSA , COMO SOIS DE FATO SEM FERMENTO , POIS TAMBÉM CRISTO , NOSSO CORDEIRO PASCAL , FOI IMOLADO . POR ISSO CELEBREMOS A FESTA  , NÃO COM O VELHO FERMENTO  , NEM COM O FERMENTO  DA MALDADE E DA MALÍCIA E SIM COM OS ASMOS DA SINCERIDADE  E DA VERDADE “.  I CORÍNTIOS 5: 7,8

 

            A PÁSCOA chegou , enfim a data esperada por muitos chegou . Esta data é esperada pelos comerciantes de todo o mundo , pois o PRODUTO  mais importante da páscoa COMERCIAL é o chocolate , e este produto é apreciado por milhões de pessoas no mundo . É esperado por familiares que aproveitam a data para reunir a família com uma comida gostosa . É esperada também pelos JUDEUS de todo o mundo , afinal a PÁSCOA COMERCIAL tem como base a PÁSCOA JUDAICA , os JUDEUS ou ISRAELITAS de todo o mundo , sejam praticantes ou não , se reunem em torno da história de LIBERTAÇÃO JUDAICA do velho testamento .

            Os CRISTÄOS também comemoram a PÁSCOA , mas não a PÁSCOA JUDAICA nem a COMERCIAL , mas a PÁSCOA BÏBLICA NEO TESTAMENTÁRIA , não podemos esquecer que JESUS CRISTO o fundador do CRISTIANISMO , praticava a PÁSCOA JUDAICA e a transformou EM SANTA – CEIA  , portanto os CRISTÃOS de todo o mundo PRATICAM a PÁSCOA pelo menos uma VEZ POR MES , e quando o mundo comemora a PÁSCOA COMERCIAL , eles já sabem o VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA .

 

 

            LANÇAI FORA O VELHO FERMENTO ……………

           

            Aqui vemos um MESTRE das escrituras sagradas , que convoca a IGREJA DO NOVO TESTAMENTO a PRATICAR A PÁSCOA  com conhecimento . A mensagem principal que Paulo extrai desta FESTA é a da NOVA VIDA que DEUS pode oferecer a cada ser humano , a VIDA NOVA obtida apartir do momento em que RECONHECEMOS JESUS CRISTO  o NOSSO CORDEIRO PASCAL , como o SALVADOR DE NOSSAS VIDAS , como o SENHOR DE TODO O UNIVERSO .

            Todo texto bíblico para ser DIVINO E BÍBLICO precisa ser enquadrado dentro de um CONTEXTO , e o contexto  aqui está no INÍCIO do capítulo 5 , onde PAULO o LÍDER da IGREJA , orienta a IGREJA a se adaptar aos padrões divino de conduta para que possa ser EXEMPLO para as demais pessoas da sociedade .

            No verso 1 , Paulo ficou decepcionado ao perceber que a IMORALIDADE que havia na igreja  ele não VIA fora da igreja . Será que hoje o mesmo não está acontecendo em algumas congregações ? e qual era o PECADO , “  ALGUÉM POSSUINDO A MULHER DO PRÓPRIO PAI “. O pecado era cometido e a igreja não achava como algo errado , permitindo que O PECADO E O PECADOR fizesem parte da VIDA NORMAL DA IGREJA .

            Paulo informa  que ele é o LÍDER da igreja , REPRESENTANTE DA IGREJA , informa que A IGREJA siga suas instruções , entregando o PECADOR a SATANÁS . Aqui está um dos DIFÍCEIS textos da Biblia , mas sempre todos os textos da BÍBLIA SAGRADA podem ser explicados .   A PENALIDADE sugerida por PAULO , Paulo pode estar sugerindo que o PECADOR seja EXPULSO da CONGREGAÇÃO para que ele possa ir para o MUNDO , LIDERADO POR SATANÁS . Expulso da IGREJA a pessoa vai ter que tomar uma decisão em sua vida , CONTINUAR usando o seu CORPO INDEVIDAMENTE  ou SE ARREPENDER e voltar para DEUS , com uma NOVA VIDA , LIMPA , TRANSFORMADA , PURIFICADA PELO PODER DO SANGUE DE JESUS .

            As pessoas que viviam LONGE DE DEUS e hoje reconhecem JESUS COMO O SEU SENHOR , sabe como é MELHOR viver sob a ÉGIDE de DEUS , que é BONDOSO e MISERICORDIOSO , do que viver sob o GOVERNO DO MAL , DE SATANÁS  , onde o PRAZER é livre , mas os efeitos deste prazer é a morte e separação de DEUS .

 

            NÃO É BOA A VOSSA JACTÂNCIA , NÃO SABEIS QUE UM POUCO DE FERMENTO LEVEDA TODA A MASSA ? v. 6

 

            Paulo aqui AGE como um VERDADEIRO LÍDER DA IGREJA , sua preocupação não é SOMENTE com a CONGREGAÇÃO em CORINTO , mas com TODO O CORPO espalhado por todo o mundo . Hoje alguns que se dizem LÍDERES da IGREJA no BRASIL , na prática estão preocupados com suas DENOMINAÇÕES , seus FEUDOS , mas PAULO comparava a CONGREGAÇÃO DE CORINTO como um CORPO HUMANO .

            Caro leitor , o que voce falaria para seu médico , se voce descobrisse um câncer ou outro mal que tem poder para matar voce ?  eu penso que voce diria para que ele utilize todas as tecnologias e medicamentos para matar este mal , mas porque o MAL precisa ser ELIMINADO ?  porque voce tem que MATAR quem quer te MATAR , se o CÂNCER não for eliminado , ele vai te matar . PAULO com a VISÃO PANORÂMICA de sempre , via aquele PECADO agindo livremente no CORPO DE CRISTO , contaminando todo a IGREJA .

            DEUS , através de PAULO tem uma MENSAGEM ESPECIAL DE PÁSCOA a todos os servos de DEUS de todos os tempos , a MENSAGEM ESPECIAL É :  a IGREJA DE JESUS É UMA SÓ UNIDADE , UM SÓ CORPO , as DENOMINAÇÕES SÃO COMO AS DENOMINAÇÕES OU NOMES DE CADA CORPO , O CORPO HUMANO TEM VÁRIAS PARTES E ÓRGÃOS , O CORAÇÃO , O PULMÃO , O RIM , ETC.. estes ÓRGÃOS trabalham para a SAÚDE DE TODO O CORPO . Esta mentalidade não pode sair do FOCO da igreja hoje  , a MENSAGEM DE DEUS é de UNIDADE , AMOR E RESPEITO por cada servo de DEUS que serve a DEUS na terra hoje .

            Dentro desta mesma MENSAGEM , outra mensagem que precisamos receber é a de que CADA um dos MEMBROS DO CORPO DE CRISTO , precisa se SANTIFICAR , se SEPARAR para DEUS , sem PECADO , SEM FERMENTO . O PECADO cometido por um MEMBRO DO CORPO , afeta todo o CORPO . Se um FUMANTE estraga seu PULMÃO , o PULMÃO DOENTE pode levar a MORTE todo o corpo . Uma pessoa que tem COLESTEROL ALTO , se não cuidar deste mal , pode levar O CORPO TODO a morte . A palavra grega para PECADO é HAMARTIA , que significa “ ERRAR O ALVO”.

            Algumas pessoas ERRONEAMENTE julgam muitas pessoas na igreja hoje pelos seus pecados envolvendo o SEXO . Muitos destes julgadores se esquecem  que eles não tem poder DIVINO para ACUSAR E JULGAR ninguém , para JULGAR uma pessoa , esta pessoa precisa ser 100 % SANTA , existe somente uma PESSOA assim no UNIVERSO , seu nome é JESUS CRISTO DE NAZARÉ . Tem pessoas que PECAM MENTINDO , FOFOCANDO , NÃO DANDO SEUS DIZIMOS E OFERTAS , NÃO PREGANDO O EVANGELHO , NÃO EVANGELIZANDO , NÃO ESTUDANDO A BÍBLIA , NÃO ORANDO PELOS NECESSITADOS , NÃO FREQUENTANDO A CASA DE DEUS , NÃO LOUVANDO E ADORANDO A DEUS , RECLAMANDO DA VIDA , FERINDO AS PESSOAS , SENDO FALSA COM AS PESSOAS . Aqui demos apenas alguns dos exemplos de PECADO  , exemplos em que ERRAMOS O ALVO que DEUS estabeleceu para cada um de nós , se  ERRAMOS O ALVO em nossas vidas , como podemos AVALIAR , ACUSAR E JULGAR outras pessoas ?

            Que nesta PÁSCOA em vez de nos preocuparmos em nos DELICIAR com os OVOS DE CHOCOLATE , possamos nos DELICIAR em AGRADAR nosso DEUS , que em vez de buscarmos inspiração no COELHO  , possamos ir a a BÍBLIA e buscar inspiração no CORDEIRO DE DEUS que TIRA o PECADO do mundo .

            SERVOS DE DEUS , que possamos mudar nossa forma de LIDAR com DEUS e o PECADO , que possamos PEDIR PERDÃO  a DEUS pelos PECADOS cometidos e que mais do que isto , possamos nos ESFORÇAR para não COMETÊ – LOS NOVAMENTE .

 

 

            SE CONFESSARMOS OS NOSSOS PECADOS  , ELE (  JESUS CRISTO )  É FIEL E JUSTO  PARA NOS PERDOAR OS PECADOS  E NOS PURIFICAR DE TODA INJUSTIÇA . I JOÃO 1: 9

 

            O QUE ENCOBRE AS SUAS TRANSGRESSÕES , JAMAIS PROSPERARÁ , MAS O QUE AS CONFESSA E DEIXA  , ALCANÇARÁ MISERICÓRDIA . Provérbios 28: 13

 

            Veja que LINDA MENSAGEM DE PÁSCOA , um texto do Velho testamento completado por outro do Novo testamento . Um erro GRAVE que algumas pessoas cometem com relação ao PECADO , é que as pessoas pensam que ao PEDIR PERDÃO para DEUS , elas são automaticamente perdoadas , isto nunca vai acontecer  , o Texto de PROVÉrbios 28: 13 é MUITO CLARO , quando informa que a BASE PARA O PERDÃO é O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO de uma pessoa e não as SUAS PALAVRAS . DEUS não é bobo , ELE não é enganado por ninguém , quando uma pessoa se RELACIONA com DEUS , DEUS conhece o STATUS QUO  de seu CORAÇÃO , DEUS sabe se FALAMOS A VERDADE , ELE sabe se estamos REALMENTE ARREPENDIDOS .

            Quem TENTA encobrir SUAS TRANSGRESSÕES OU PECADOS , JAMAIS PROSPERARÁ , e porque não PROSPERARÁ ? porque a VERDADEIRA PROSPERIDADE de uma PESSOA , depende de DEUS , que age com sua MISERICÓRDIA para conosco , se esta pessoa não está sendo sincera com DEUS , DEUS o paraliza no tempo , DEUS não deixa PROSPERAR  , mesmo que ele pense que esteja prosperando materialmente .

            João informa que o SEGREDO de um RELACIONAMENTO CORRETO com DEUS , É CONFESSARMOS OS NOSSOS PECADOS para ELE , PARA JESUS CRISTO . Quando PECAMOS ou FERIMOS alguém , temos que PEDIR perdão a pessoa ferida , e também temos que PEDIR PERDÃO A DEUS , mas temos que CONFESSAR , ou seja temos que FALAR com SINCERIDADE que erramos , que fizemos o que era errado  . JESUS CRISTO É FIEL E JUSTO  .

            A JUSTIÇA HUMANA , nem sempre JULGA FIELMENTE E JUSTAMENTE .  Os mais ricos pagam os melhores advogados e muitas vezes vencem , os pobres que não podem pagar bons advogados , são INJUSTIÇADOS , com JESUS não existe este problema , ELE é FIEL E JUSTO com todas as pessoas . SE JESUS nos PERDOAR , ninguém mais pode nos ACUSAR destes pecados APAGADOS , ninguém pode nos ACUSAR por que JESUS ao nos PERDOAR , ELE NOS PURIFICOU , ou seja qualquer SUJEIRA que havia , não existe mais .ALELUIA , GLÓRIAS sejam dadas ao filho de DEUS por nos PURIFICAR de TODA O PECADO , TODA A INJUSTIÇA.

 

            NO DIA SEGUINTE , VIU JOÃO A JESUS  , QUE VINHA PARA ELE , E DISSE : “ EIS O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO “.

 

            É interessante ver a PÁSCOA sendo comemorada no mundo inteiro e a maioria das pessoas não conhecem o VERDADEIRO SIGNIFICADO dela . O COELHO DA PÁSCOA hoje tem sido o PRINCIPAL SÍMBOLO da páscoa , mas o verdadeiro SÍMBOLO é o CORDEIRO , mas não um CORDEIRO qualquer , o CORDEIRO DE DEUS , QUE TIRA O PECADO DO MUNDO .

            Não existe problema em comer chocolates e ovos de páscoa , chocolates podemos comer em qualquer dia do ano . O que não podemos , é deixar de ENSINAR as pessoas sobre a VERDADEIRA PÁSCOA  .

            A palavra que chamamos de PÁSCOA vem do hebraico PESACH , que significa PASSAGEM .

 

 

            VEJAMOS UM POUCO DA HISTÓRIA DA PÁSCOA tirada do SITE ( http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/kids/test/kidcafe-esc/significado.html  )

 

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

 

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a “passagem” de Cristo, da morte para a vida.

 

No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

 

Nossos amigos de Kidlink nos contaram como se escreve “Feliz Páscoa” em diferentes idiomas. Assim:

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

 

Vamos ver agora como surgiu o chocolate…

 

 

Quem sabe o que é “Theobroma”? Pois este é o nome dado pelos gregos ao “alimento dos deuses”, o chocolate. “Theobroma cacao” é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.

 

Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou.

O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro.

Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.

 

Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.

 

Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.

 

Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumí-lo isoladamente. Mas é um rico complemento e repositor de energia.

 

E o coelho?

 

A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.

 

Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?

 

No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.

 

Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!

 

 

 

 Mas por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano?

 

 

O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária – conhecida como a “lua eclesiástica”).

 

A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.

 

Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa “móvel”.

 

De fato, a seqüência exata de datas da Páscoa repete-se aproximadamente em 5.700.000 anos no nosso calendário Gregoriano.

 

Para os curiosos, olha aí as datas da Páscoa até o ano de 2010:

 

2000 – 23 de abril

2001 – 15 de abril

2002 – 31 de março

2003 – 20 de abril

2004 – 11 de abril

2005 – 27 de março

2006 – 16 de abril

2007 – 08 de abril

2008 – 23 de março

2009 – 12 de abril

2010 – 04 de abril

 

            Depois de observarmos a DIFERENÇA entre a PÁSCOA COMERCIAL E A PÁSCOA BÍBLICA , que voce possa se alegrar com esta data maravilhosa , tendo um ÓTIMO RELACIONAMENTO com JESUS CRISTO , amando e respeitando os outros servos de DEUS parte do mesmo corpo , amando e orando pelos que ainda não aceitaram JESUS CRISTO como SENHOR e SALVADOR , não se esqueça de a cada dia AVALIAR sua vida , pedindo perdão a DEUS pelos PECADOS COMETIDOS , que DEUS te abençoe e tenha uma ÓTIMA PÁSCOA.

 

 

 

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 41 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: