ORAR SEM ESMORECER , SUBMETENDO -SE A VONTADE DE DEUS

JN MINISTRIES – PR . JULIO NERIS

SÉRIE : MENSAGENS BÍBLICAS PARA O SEU DIA A DIA

DATA :  30 DE ABRIL DE 2012

HORA : 9:00 PM AS 10: 00 = 1 HORA

TEMA :   ORAR SEM ESMORECER

TEXTO : LUCAS 18 : 1- 8

 

NÃO FARÁ DEUS JUSTIÇA AOS SEUS ESCOLHIDOS , QUE A ELE CLAMAM  DIA E NOITE , EMBORA PAREÇA DEMORADO EM RESPONDÊ – LOS  “.   LUCAS 18 : 7

 

            Aqui temos uma PARÁBOLA , PARÁBOLA  É UMA FIGURA DE LINGUAGEM NO QUAL UMA VERDADE MORAL OU ESPIRITUAL É ILUSTRADA EM ANALOGIA COM UMA EXPERIÊNCIA COMUM .

            A palavra Grega PARABOLEN , significa COLOCAR AO LADO , JESUS usava este RECURSO , tinha ao lado , como uma ajuda para ensinar VERDADES ESPIRITUAIS .

            Que VERDADE ESPIRITUAL JESUS quer ensinar com esta PARÁBOLA ? O veso 1 informa : “ SOBRE  O DEVER DE ORAR SEMPRE SEM NUNCA ESMORECER “ .

 

 

 

“ SOBRE  O DEVER DE ORAR SEMPRE SEM NUNCA ESMORECER “ .

 

            Agora vamos meditar na SANTA PALAVRA DE DEUS , já fiz minha costumeira oração , para que DEUS possa me iluminar e eu não saia do texto bíblico , para emitir minhas próprias opiniões .

            A primeira coisa que observamos no texto em termos de ENSINAMENTO de JESUS é que a ORAÇÃO não é  uma OPÇÃO , orar para os que conhecem JESUS É UM DEVER , UMA OBRIGAÇÃO , temos que ORAR pra CONVERSAR COM DEUS , PARA AGRADECER POR SUAS BENÇÃOS , PARA INTERCEDER PELOS NECESSITADOS , PARA ORAR POR NOSSOS INIMIGOS , PARA PEDIR FORÇAS , PARA BUSCAR ORIENTAÇÃO DIVINA , ETC . Um servo de DEUS jamais pode ser bem sucedido em sua MISSÃO DIVINA  se não tiver o COSTUME de ORAR CONSTANTEMENTE.

            Um médico precisa ter contato com os livros e com o corpo humano para desenvolver seu trabalho , um advogado precisa estar em contato com as leis para ter sucesso , um jogador de futebol precisa treinar com a bola diariamente para manter a tecnica , um professsor precisa estar diante de alunos para desenvolver seu trabalho , o SERVO DE DEUS precisa LER , MEDITAR , ESTUDAR E PRATICAR os ENSINAMENTOS da PALAVRA DE DEUS , e PRECISA ORAR todos os dias para desenvolver sua MISSÃO DIVINA na terra .

 

            SEMPRE SEM NUNCA ESMORECER “ .

 

            Quando entramos na PRÁTICA DA ORAÇÃO a SEGUNDA LIÇÃO que JESUS nos ensina  é que NÃO podemos NUNCA ESMORECER , NUNCA PODEMOS FRAQUEJAR , NUNCA PODEMOS DESISTIR. A palavra GREGA EKAKEO , traduzida por ESMORECER , significa TER CORAGEM , NÃO DESANIMAR O CORAÇÃO  , NÃO DESISTIR . Em I Tessalonicenses 5: 17 Paulo diz “ ORAI SEM CESSAR “. O objetivo de JESUS e PAULO é o mesmo , ensinar aos servos de DEUS , a diariamente se RELACIONAR com DEUS em oração , para pedir perdão pelos pecados , para interceder pelos outros , para pedir força para as lutas , para orar pelos inimigos , e também para os pedidos pessoais.

            Se ORAMOS pela CONVERSÃO de nossos filhos , marido , etc. Temos que ORAR até que o resultado chegue. Se ORAMOS pela LIBERTAÇÃO de uma PESSOA , temos que ORAR sem ESMORECER até que A LIBERTAÇÃO é alcançada . É esta continuidade que demonstra que CONFIAMOS em DEUS e que ESPERAMOS nossas respostas . Não podemos nos esquecer que a VONTADE DE DEUS é a que sempre prevalece, o que JESUS quer nos ensinar é que temos que fazer da ORAÇÃO nosso MODUS VIVENDI , ou seja nosso modo de vida , devemos ORAR , como dormimos , acordamos , tomamos café , almoçamos , a ORAÇÃO DIÁRIA deve fazer parte da vida de todos os que CONFIAM em DEUS . Um erro cometido por algumas pessoas , é pensar que para uma pessoa viver orando , ela tem que ser vista ajoelhando – se e levantando as mãos para os céus , não necessariamente , ORAR é CONVERSAR com DEUS , portanto podemos ORAR sentado num ônibus , trem , avião , etc… Podemos orar andando de bicicleta , dirigindo um carro , ou sentado na praia , ou qualquer outro lugar , o SEGREDO de uma ORAÇÃO correta , é entrar na PRESENÇA DE DEUS , sabendo que ELE é DEUS e nós seus FILHOS.

            Tem pessoas que confundem o texto e pensam que TUDO o que DESEJAM receberão porque INSISTEM em ORAR e por que INSISTEM , DEUS é OBRIGADO a atender .

            O que JESUS quer nos ensinar não é para que sejamos PEDINTES a DEUS para TERMOS o que quizermos na vida , ELE quer que OREMOS constantemente PARA MANTER COMUNHÃO com DEUS . Quem COMUNGA com DEUS conhece sua vontade , quem COMUNGA com DEUS conhece a PALAVRA de DEUS , quem COMUNGA com DEUS verá suas NECESSIDADES supridas , verá seus SONHOS realizados , verá seus pedidos respondidos , mas A VONTADE DE DEUS prevalece .

            Conheci um “ crente  “ que dizia que estava “  lutando com DEUS como Jacó no Vau de Jaboque “. Ele dizia que TUDO o que ele quizesse , DEUS tinha obrigação de lhe dar . Se por acaso DEUS demorasse em lhe dar o que ele queria , ele faria um JEJUM de 40 dias , ele disse “ quero ver DEUS não me dar o que quero depois deste jejum”. Parece incrível mas foi isto que ouvi de alguém que se diz servo de DEUS , onde ele aprendeu isto ? na bíblia não foi , provavelmente estes falsos apóstolos , profeta , evangelistas que andam por aí , prometendo o que DEUS nunca prometeu .

 

            HAVIA EM CERTA CIDADE UM JUIZ , QUE NÃO TEMIA A DEUS , NEM RESPEITAVA HOMEM ALGUM . HAVIA NAQUELA MESMA CIDADE , UMA VIÚVA QUE VINHA TER COM ELE , DIZENDO : JULGA A MINHA CAUSA CONTRA O MEU ADVERSÁRIO . Vs. 2, 3

 

            Na época de HERODES , haviam JUÍZES que não tinham RESPEITO pelos JUDEUS e nem pela sua RELIGIÃO , o JUIZ aqui ainda é mais inadequado para a sua função , pois este NÃO RESPEITAVA HOMEM ALGUM .

            Aquela cidade estava mal servida com este JUIZ  , os JUÍZES devem ser pessoas IMPARCIAIS  ,  pois devem JULGAR com JUSTIÇA com BASE em alguma LEI , no caso da viúva as LEIS ROMANAS , que até hoje influenciam LEIS de outros países . Aquele JUIZ não temia a DEUS , ou seja se considerava uma PESSOA SUPERIOR  , um JUIZ ARROGANTE , SOBERBO , que JULGAVA conforme seus DESEJOS E VONTADES .  Este JUIZ também não RESPEITAVA HOMEM ALGUM . ELE NÃO RESPEITAVA DEUS E NÃO RESPEITAVA OS HOMENS , NEM ACIMA DELE , NEM ABAIXO DELE , ele vivia em um trono , onde ele era o rei .Será que ele era o único deste tipo que passou pela terra ? certamente que não.

            Na mesma cidade do JUIZ , ou seja na mesma comarca ou circunscrição onde o PODER DO JUIZ alcançava , havia uma MULHER , uma MULHER VIÚVA , ou seja uma mulher sem companheiro para conversar , para lhe ajudar a pagar as contas , se tivesse filhos , para lhe ajudar a sustentar a família . Este mulher tinha UMA CAUSA JURÍDICA e ela levou a PESSOA RESPONSÁVEL em sua cidade . Se ela estivesse DOENTE era iria ao médico , se tivesse dor de dente iria ao dentista , mas como tinha uma CAUSA JURÍDICA , levou seu problema a um JUIZ QUE NÃO TEMIA A DEUS , NEM RESPEITAVAVA HOMEM ALGUM , o que aquela mulher poderia esperar de um JUIZ destes ? que sua causa não fosse respondida .

 

           

 

            ELE POR ALGUM TEMPO NÃO A QUIZ ATENDER  , MAS DEPOIS DISSE CONSIGO , BOM QUE EU NÃO TEMO A DEUS , NEM RESPEITO HOMEM ALGUM . TODAVIA COMO ESTA VIÚVA ME IMPORTUNA ,  JULGAREI A SUA CAUSA , PARA NÃO SUCEDER QUE POR FIM  , VENHA A MOLESTAR -ME .  V. 5

 

            Este JUIZ não pode ser um MODELO de JUIZ JUSTO , pois escolhia a quem e quando atender . O texto informa que a MULHER não consegui ser atendida na primeira vez , ela teve que INSISTIR várias vezes . Se este JUIZ não TEMIA a DEUS e não RESPEITAVA homem algum  , poderia ser um CORRUPTO , atendendo apenas os que lhe pagassem , não era incomum haver juizes assim naquele tempo e hoje vemos no Brasil  vários Juízes JULGANDO em troca de favores e dinheiro . Em Atos 24: 25. 26 , Paulo foi vítima de um homem assim , o governador FÉLIX que disse a Paulo que o chamaria para uma audiência , mas esperava que PAULO lhe desse dinheiro .

            A mulher era uma viúva , uma mulher que não tinha marido para sustentá – la , que não lhe deu nenhum DINHEIRO para ACELERAR o seu caso , a mulher estava usando a força que tinha ,  O PODER DA INSISTÊNCIA  , de ir até o fim , de bater na porta até que ela se abrisse , é como diz o ditado popular : “ ÁGUA MOLE PEDRA DURA , TANTO BATE ATÉ QUE FURA “.

            O princípio é SIMPLES , se a MULHER jamais desistiria de SEU PEDIDO , o juiz sempre a teria em sua porta , o que fazer então ? ser importunado por ela ? ou decidir o seu pedido  ? a segunda opção foi a escolhida pelo juiz.

            Caros leitores , hoje o mesmo princípio se aplica em nossa vida .Nada na vida vem de graça , temos que LUTAR  , BATALHAR  , INSISTIR na conquista de nossos sonhos . A palavra DESISTIR não faz parte do vocabulário de nenhum VENCEDOR em qualquer área da VIDA . Se voce tem objetivos na VIDA , NUNCA desista , se agora voce não consegue realizá – lo , vá realizando outros SONHOS PARALELOS que ajudarão voce a realizar seus SONHOS mais importantes , continue estudando , aprendendo , buscando , desejando , insistindo , um dia SUA VITÓRIA vai chegar.

            Se voce tentou passar para a universidade e não passou , não desista , tente novamente . Se voce tenta ser feliz emocionalmente e seu relacionamento não deu certo , tente novamente , insista em ser feliz . Se voce tenta conseguir um visto para viajar e foi negado , tente outras vezes até voce conseguir . JESUS está nos ensinando não somente sobre ORAR SEMPRE , mas também sobre o segredo de VENCER NA VIDA  com PERSISTÊNCIA , COM INSISTÊNCIA , nunca desistindo do seus sonhos , lembre – se que o exemplo dado por JESUS é o de UMA MULHER que quer que sua CAUSA seja atendida , ela não pediu para DEUS , mas pediu para  o JUIZ.

            O mesmo princípio é aplicado em LUCAS 11: 5- 13 na PARÁBOLA DO AMIGO DA MEIA NOITE . Jesus fala de  um AMIGO que vai a casa do outro amigo a MEIA NOITE pedindo TRES PÃES para SERVIR outro amigo que chegou de viajem . O AMIGO vai dizer para o AMIGO não importuná – lo por que seus filhos já estão dormindo e já é tarde . JESUS que o AMIGO só será atendido SE INSISTIR , a INSISTÊNCIA fará com que o AMIGO seja atendido , se não for por pela AMIZADE será pela INSITÊNCIA , já que o AMIGO quer dormir  e não quer acordar seus filhos , o PEDIDO será atendido de uma forma ou de outra .

 

 

            POR ISSO VOS DIGO :  PEDI E DAR -SE VOS – Á , BUSCAI E ACHAREIS , BATEI E ABRIR – SE VOS – Á , POIS TODO O QUE PEDE RECEBE , O QUE BUSCA ENCONTRA , E A QUEM BATE , ABRIR -SE LHE – Á . QUAL DENTRE VÓS É O PAI QUE SE O FILHO LHE PEDIR PÃO , LHE DARÁ UMA PEDRA ?  OU SE PEDIR UM PEIXE , LHE DARÁ EM LUGAR DE PEIXE UMA COBRA ? OU SE LHE PEDIR UM OVO , LHE DARÁ UM ESCORPIÃO ? ORA SE VÓS QUE SOIS MAUS , SABEIS DAR BOAS DÁDIVAS AOS VOSSOS FILHOS , QUANTO MAIS O PAI CELESTIAL , DARÁ O ESPÍRITO SANTO AQUELES QUE LHE PEDIREM   ?   Vs.   9- 13

 

           

 

 

            ENTÃO DISSE O SENHOR , CONSIDERAI NO QUE DIZ ESTE JUIZ INÍQUO , NÃO FARÁ DEUS JUSTIÇA AOS SEUS ESCOLHIDOS , QUE A ELE CLAMAM DIA E NOITE , EMBORA PAREÇA DEMORADO EM ATENDÊ – LO ? Vs ,6. 7

 

 

            A GRANDE LIÇÃO DA PARÁBOLA está aqui , a COMPARAÇÃO entre os HOMENS e DEUS , se os homens MAUS por causa da insistência pode dar coisas boas as pessoas , MUITO MAIS DEUS, um PAI BONDOSO , AMIGO  MISERICORDIOSO pode dar COISAS MUITO MELHORES aos SEUS FILHOS , AOS SEUS SERVOS , AOS SEUS ESCOLHIDOS . ESCOLHIDO não é somente aquele que DEUS escolhe , pois ele ESCOLHEU todos os homens para lhe servir , mas AQUELES QUE ESCOLHEM A DEUS .

           

            E ESTA É A CONFIANÇA QUE TEMOS PARA COM ELE , QUE SE PEDIRMOS ALGUMA COISA  ,SEGUNDO A SUA VONTADE , ELE NOS OUVE . E SE SABEMOS QUE ELE NOS OUVE , QUANTO AO QUE LHE PEDIMOS   , ESTAMOS CERTOS DE QUE OBTEMOS OS PEDIDOS QUE LHE TEMOS FEITO  “

`

 

            Aqui vemos a PALAVRA DE DEUS se complementando , são como os DOIS TRILHOS do TREM , o TREM vai por cima dos dois trilhos e chega ao seu objetivo , não podemos USAR o texto DE LUCAS sem USAR ao mesmo tempo o texto de JOÃO . João diz que PEDIMOS a DEUS nos SUBMETENDO a VONTADE de DEUS . Em Mateus 26 : 39 , JESUS nos explica na PRÁTICA este ensinamento , ELE , JESUS tinha uma VONTADE no momento de tanto sofrimento , ELE queria que DEUS afastasse aquele SOFRIMENTO dele , mas submete SUA VONTADE a VONTADE do PAI  , Ele diz : “ MEU PAI , SE POSSÍVEL PASSE DE MIM ESTE CÁLICE (  OU SEJA AFASTA ESTA DOR E SOFRIMENTO ) , TODAVIA NÃO SEJA COMO EU QUERO  E SIM COMO TU QUERES “.

 

            ALGUMAS PESSOAS SE DECEPCIONAM com DEUS sem motivo , elas querem que DEUS lhes dê tudo o que querem , tudo o que tem VONTADE , como crianças mimadas , PENSAM  que DEUS é quem é o seu servo , mas os servos somos nós , DEUS é o  SENHOR ABSOLUTO DO UNIVERSO e de nossas vidas . Podemos fazer qualquer pedido que quizermos , mas temos que fazer como JESUS , temos que submeter nossos pedidos a VONTADE DE DEUS .

            JESUS está ensinando sobre PERSISTÊNCIA  , mas também ENSINA sobre SUBMISSÃO a VONTADE DE DEUS .

            O JUIZ INÍQUO ATENDEU a VIÚVA POR SUA INSISTÊNCIA , A VONTADE DO JUIZ era não atendê – la , ele foi OBRIGADO a atendê – la para se livrar DELA , o AMIGO DA MEIA NOITE , também NÃO QUERIA ATENDER seu amigo a MEIA NOITE , foi obrigado a ATENDER para ter PAZ e poder dormir com sua família , NÃO APLIQUE o mesmo princípio a DEUS , DEUS não vai atender as PESSOAS simplesmente por sua insistência , para se livrar da PERSISTÊNCIA da pessoa . DEUS se relaciona conosco , com sua VONTADE PREVALECENDO sempre .

            VEJA como uma leitura superficial da PARÁBOLA poderia nos levar a CRER que receberemos as respostas de nossas ORAÇÕES somente por PERSISTIR , mas uma CONEXÄO deste texto com o de JOÄO nos prova que a PERSISTÊNCIA deve existir , mas temos SEMPRE QUE NOS SUBMETER A VONTADE DE DEUS .

            Em nossa vida na terra conseguiremos muitas coisas PERSISTINDO , INSISTINDO , mas com DEUS temos que saber que DEUS SABE TUDO , portanto sua vontade é SEMPRE A MELHOR .

 

            CARO LEITOR , voce tem pedidos a fazer a DEUS então faça , primeiro ESCOLHA DEUS , ELEJA DEUS como o SENHOR DE SUA VIDA , depois SUBMETA -SE A SUA VONTADE , depois continuamente ORE ,  ORE não somente para receber coisas de DEUS , ORE para SENTIR A PRESENÇA DE DEUS , ORE para INTERCEDER pelos que não tem comunhão com DEUS ainda e precisa da intervenção divina .ORE  para pedir perdão pelos seus pecados . A ORAÇÃO não é somente um meio de adquirir BENÇÃOS MATERIAIS , mas também para se receber BENÇÃOS ESPIRITUAIS . Que DEUS possa abençoar SUA VIDA ABUNDANTEMENTE .

 

           

 

 

Deixe um comentário